O objetivo deste preparo para o parto, iniciado na 34ª semana é auxiliar e preparar o corpo e o emocional desta mulher para tudo que está por vir nas próximas semanas, em que o parto se aproxima.
As visitas ao consultório são feitas duas vezes na semana e nela fazemos, fisioterapia obstétrica, orientações sobre a mobilidade pélvica com estudo de movimentos que podem ser usados no parto, massagem perineal, epi-no, treino de respiração, treino de expulsivo, técnicas de mentalização e vivencias para o momento do parto.
Com essas sessões, observa-se mulheres mais preparadas emocionalmente e fisicamente para o momento do parto. Durante as sessões é conversado ainda sobre a fisiologia do parto e as fases que estão por vir.
O períneo é formado por um grupo muscular que está localizado na base da pelve, envolvendo o ânus, a vagina ou a base do pênis, presente tanto em homens quanto mulheres, mas nesse texto darei uma ênfase maior ao da mulher e especificamente da mulher gestante!
O períneo é responsável em manter duas funções: a continência urinária e fecal e a sustentação dos órgãos pélvicos, além de sua importância para a sexualidade.
Muitos fatores estão relacionados com a perda de força, consequentemente de função deste grupo e na gestação temos o aumento de peso, pressão e alterações hormonais.
Por este motivo que gosto de comparar a estrutura abdome e pelve como uma casa, então para subir paredes precisamos de um piso firme e seguro, certo? Este é o princípio de trabalhar a musculatura perineal desde o início da gestação ou até mesmo se possível antes de engravidar, visando uma gestação mais saudável, consciência perineal e treinos para o momento do parto mais produtivo e um pós parto sem tantas intercorrências negativas.
O EPI-NO é um aparelho europeu, usado por nos fisioterapeutas como um acessório para o treino proprioceptivo do momento do parto.
Ele promove um alongamento da musculatura perineal e previne as lesões do assoalho pélvico no parto vaginal. Estudos mostram que quando realizado duas vezes na semana, associado a outras técnicas como a massagem perineal, e de forma correta e por um profissional capacitado, observam-se inúmeros benefícios como por exemplo compreender a força de expulsão do bebê e em alguns casos quando associado a boa postura de parir, diminuição dos casos de laceração e necessidade não clínica de episiotomia.
O aparelho é um balão de silicone que é introduzido na vagina e, depois, insuflado sob pressão controlada pela gestante, promovendo assim um efeito de alongamento do assoalho pélvico e da musculatura local em todos os sentidos. Em um segundo momento, o balão do EPI-NO deverá ser expulso cheio, através do relaxamento completo da musculatura vaginal e perineal, e respiração correta, já treinada, simulando assim o período expulsivo do parto.
As sessões têm duração média 45 minutos, porem a parte o EPI-NO dura em média 10 min, e uma avaliação previa deve ser feita, pois não é toda a gestante que pode fazê-lo, principalmente se não tiver indicação e consentimento do obstetra responsável.
A massagem perineal, é um tipo de “massagem” feita na região íntima da mulher, gestante, iniciada juntamente com o epi-no, após a correta avaliação, que ajuda a alongar os músculos vaginais, consequentemente o canal do parto, reduzindo o número de casos com laceração desta musculatura que pode ser rígida ou sem consciência.
Esta técnica idealmente deve ser orientada por um profissional da saúde e no caso da gestante é importante ter em mente que há situações que nem todas as pessoas que acompanham seu parto estão aptas para fazê-la da maneira correta.
Apesar de muitos profissionais e até mesmo sites orientarem a gestante a fazer essa técnica sozinha ou até mesmo com o auxílio do esposo a fazer, por aqui essa técnica faz parte da preparação para o parto normal(10 minutos dentro dos 45 min de sessão), sendo feita única e exclusivamente nas sessões, 2x na semana, a partir da 34ª semana, e de acordo com a orientação e consentimento do obstetra responsável. E uso óleo de coco em associação a aromaterapia para auxiliar no preparo da área.