Buscando o bem estar, as gestantes tendem a diminuir a procura pela automedicação e procuram técnicas alternativas para auxiliar algumas questões juntamente com a alopatia conduzida pelo osbtetra.
Quando falamos de terapia alternativa , falamos também de medicina integrativa, onde uma técnica irá complementar a outra sem intervir em condutas, visando o equilíbrio ou estabelecimento da saúde física, mental e energética em cada fase da gestação.
A Aromaterapia é um conjunto de formas terapêuticas que se vale dos óleos essênciais para prevenir e auxiliar no processo de cura para males físicos, emocionais e mentais.
A Acupuntura é uma palavra derivada do latin que por si só já explica muita coisa: agulha e puncionar.
É uma das técnicas de acupuntura mais utilizadas que consiste em aproveitar o reflexo que a auricula exerce sobre o sistema nervoso central.
A moxabustão é uma terapia que combina fitoterapia e termoterapia. Entende-se que o aquecimento de áreas ou pontos de acupuntura por meio da erva artemisia tem um poder terapêutico.
As ventosas são utilizadas durante a gestação para problemas no aparelho locomotor, onde a musculatura tende a ficar em Recife.
A Aromaterapia é um conjunto de formas terapêuticas que se vale dos óleos essênciais para prevenir e auxiliar no processo de cura para males físicos, emocionais e mentais.
Seu estudo se baseia em duas áreas: na farmacocinética dos medicamentos de origem vegetal que ele órgãos envolvidos no sistema oflativo.
Suas formas de terapeutica podem incluir inalação, uso tópico com cremes e óleos, banhos, escaldapes e ainda há quem fale sobre a ingestão que não é indicada para gestantes.
A Acupuntura é uma palavra derivada do latin que por si só já explica muita coisa: agulha e puncionar.
Essa técnica é um ramo da medicina tradicional chinesa , historicamente milenar, que visa introduzir agulhas metálicas em pontos preciosos distribuídos por todo o corpo, com o objetivo de reestabelecer a energia corpórea promovendo uma homeostase, colaborando com a busca pelo equilíbrio do corpo , mente e alma.
Pode ser utilizada para:
– Problemas gástricos
– Problemas músculo esqueléticos
– Problemas emocionais
– Problemas hormonais
– Problemas energéticos
– Posicionamento do bebê (quando está pélvico)
– Indução de parto (após 40 semanas ou com necessidade clínica)
– Questões durante o processo do parto, pós parto e puerpério
No corpo existem 12 meridianos principais, e , além desses , existem 8 extras que são chamados vasos maravilhosos. Nesses caminhos é onde colocamos as agulhas.
É uma das técnicas de acupuntura mais utilizadas que consiste em aproveitar o reflexo que a auricula exerce sobre o sistema nervoso central, e ao efetuar um estimulo na área correspondente a parte do corpo.
O cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos. Essa técnica tem sua eficácia comprovada por uma série de artigos que confirmam a área auricular ser repleta de nervos.
Por aqui ela é a minha queridinha das terapias alternativas, até mesmo para quem tem medo de agulhas ou agonia de poder enxerga-las pelo corpo. Para os desconfortos osteomusculares é a minha predileta e mais efetiva, principalmente quando associada a outras técnicas.
A moxabustão é uma terapia que combina fitoterapia e termoterapia.
Entende-se que o aquecimento de áreas ou pontos de acupuntura por meio da erva artemisia tem um poder terapêutico.
A Moxa, estimula pela ativação do calor a circulação da energia e do sangue. Muito utilizada durante a gestação em pontos da face para os casos de sinusite, no ponto B 67 para reposicionar o bebê pélvico e ao final da gestação para dor lombar e quadros de indução natural.
As ventosas são utilizadas durante a gestação para problemas no aparelho locomotor, onde a musculatura tende a ficar em Recife. Por conta do aumento da quantidade sanguínea no corpo da gestante nem sempre é indicada como primeira opção de tratamento.
Ela produz em um curto prazo de tempo um efeito tonificante e aquecedor e ele não tem tempo maior de 5 minutos um efeito dispersante da dor.
Deve ser observada a pele do paciente e o local a ser aplicado, pois a sucção mesmo que fraca pode levar ao aparecimento de hematomas e até mesmo bolhas.